A Psicologia da Saúde é uma subárea da Psicologia que se concentra na compreensão de como fatores psicológicos, emocionais, sociais e comportamentais influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas. Ela visa promover a saúde e qualidade de vida, prevenir doenças e contribuir para o tratamento de condições de adoecimento, considerando a interação complexa entre os aspectos biopsicossocioespirituais.
As interfaces entre Psicologia & Saúde possibilitam, segundo a Divisão 38 da American Psychological Association (APA), melhorar a vida dos indivíduos e da sociedade, promovendo a saúde, prevenindo doenças e melhorando os cuidados de saúde por meio de pesquisa, prática, educação e treinamento.
A Psicologia da Saúde possui um tripé de intervenção: paciente, família e equipe, sendo estes os seus focos constantes de assistência humanizada.
Os psicólogos da saúde trabalham em uma variedade de configurações, incluindo hospitais, clínicas, consultórios particulares e organizações de saúde pública e privada. Suas áreas de atuação abrangem, a título de exemplo:
Promoção da Saúde: Os psicólogos da saúde desenvolvem programas e intervenções para incentivar hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada, exercício físico e prevenção do tabagismo e do abuso de substâncias.
Prevenção e Gestão de Doenças: Auxiliam na prevenção de doenças, no gerenciamento de condições clínicas crônicas e na adesão ao tratamento, ajudando as pessoas a lidar com o estresse e as mudanças no estilo de vida relacionadas ao processo de adoecimento.
Atendimento Breve e Focal: Fornecem suporte emocional a pacientes e seus familiares que enfrentam diagnósticos de doenças graves, cirurgias ou tratamentos invasivos, ajudando-os a lidar com o medo, ansiedade, depressão, luto e todos os aspectos emocionais associados a essas situações. Bem como o acompanhamento associado a transtornos alimentares, transtornos do sono, síndrome de estresse pós-traumático, dentre outros, relacionados ao continuum saúde-doença.
Reabilitação: Trabalham na reabilitação de pacientes após lesões ou cirurgias, ajudando na adaptação a novas condições de saúde e na recuperação física e emocional.
Cuidados Paliativos e Luto: Assistem paciente, família e equipe em contextos de doenças que ameaçam a vida, contribuindo para o suporte emocional e a elaboração dos aspectos psicodinâmicos que envolvem esse processo.
A Psicologia da Saúde reconhece a importância de abordar o ser humano de forma integral, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os aspectos psicológicos, sociais e espirituais que envolvem o desenvolvimento do humano e seus aspectos de saúde, conforme o modelo atual de saúde da Organização Mundial de Saúde.